
A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento da professora Celuta Pedreira Costa, ocorrido no dia 28 de julho de 2025. Atuando na Escola de Enfermagem da UFBA, professora Celuta teve, como afirma a direção da Unidade, “contribuição inestimável à enfermagem baiana e brasileira”, em sua trajetória, marcada pelo compromisso com a formação de enfermeiras e com a qualificação da prática profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi uma defensora incansável da integração ensino-serviço, com destacada atuação no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), onde chefiou a Unidade Cirúrgica 2A e a Divisão de Enfermagem, contribuindo significativamente para o fortalecimento da assistência e da formação em serviço. No campo acadêmico, integrou o grupo de Enfermagem Médico-Cirúrgica, com ênfase em Enfermagem Cirúrgica, área à qual dedicou grande parte de sua vida docente com excelência e sensibilidade. Reconhecida por sua doçura, humanidade e compromisso ético, foi sempre muito querida pelas alunas, colegas e profissionais com os quais trabalhou.
A UFBA, nesse momento de perda, se solidariza com os familiares da professora Celuta, seus amigas(os), ex-alunas(os), com toda a comunidade acadêmica, e especialmente à Escola de Enfermagem.