
O reitor Paulo Miguez, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o diretor Guan Xiaowu, do Instituto de História das Ciências Naturais (IHNS) da Academia Chinesa de Ciências (CAS), assinaram um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural, na sexta-feira (15). O objetivo do acordo é fortalecer os laços entre a UFBA e o IHNS/CAS.
A celebração aconteceu no Instituto de Física, no campus da Ondina, logo após cerimônia de posse da nova direção. Uma mesa foi formada pelo reitor Paulo Miguez, o diretor Guan Xiaiwu, o diretor de Pesquisa Científica da IHNS CAS, Chen Pu, a superintendente de Relações Internacionais da UFBA, Wlamyra Albuquerque, e o coordenador Institucional da UFBA, Climério Paulo da Silva Neto.
Para Paulo Miguez, reitor da UFBA, o evento representa um momento especial para a universidade baiana, que já vem estreitando relações com outras instituições chinesas, como, por exemplo, a Universidade de Shangai - por meio do Instituto Confúcio -, ambas celebraram, no ano passado, os 50 anos de retomada das relações diplomáticas entre Brasil e China.
“O resultado significa não só a aproximação de nossas instituições com as instituições chinesas, mas um ato de crescimento acadêmico, científico e cultural. Um aprofundamento na troca de ações com as universidades do país”, afirma o reitor. No ano passado, uma comitiva de 33 pessoas, entre professores, alunos e técnicos, foi a Xangai, com o apoio do Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia.