
O Centro de Desenvolvimento da Pecuária da UFBA (CDP) cantou parabéns de 40 anos com um dia de atividades in loco, almoço e forró na sede da unidade, a Fazenda Experimental Oliveira de Campinhos (Feoc), localizada na região de Santo Amaro.
Realizada na sexta-feira, 22, a celebração reuniu diretores e colaboradores para uma visita ao equipamento, que é integrante da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevez). O roteiro incluiu uma apresentação da estrutura do Instituto de Ciência e Tecnologia – Cadeia Produtiva da Carne (INCT-Carne).
Após a saída a campo, o diretor da Emevez, Rodrigo Bittencourt, presidiu a solenidade festiva, juntamente com o coordenador do CDP, Moisés Dias Freitas. O encontro teve a presença do reitor em exercício da UFBA, Penildon Silva Filho; da diretora do Hospital de Medicina Veterinária, Alessandra Estrela; da superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA, Tatiana Dûmet; do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Antônio Lobo; do secretário municipal de Agricultura de Santo Amaro, José Ângelo "Xuxu"; além de representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura da Bahia, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Academia Baiana de Medicina Veterinária, Sociedade Baiana de Medicina Veterinária e Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O trabalho do CDP é uma chave para a autonomia do Brasil, segundo Penildon Silva. "Uma forma de soberania fundamental é a soberania alimentar. A Escola de Medicina Veterinária e o CDP têm a responsabilidade de garantir a soberania alimentar, em tempos de tanta instabilidade internacional", afirmou o dirigente.
A equipe do CDP homenageou dois colaboradores de longa data. Antônia Ferreira, 38 anos de UFBA, e Cosme Conceição, 43 anos na Universidade, receberam um distintivo com a identidade visual da EMEVZ e um broche com o brasão da Escola, em reconhecimento pela contribuição destacada e longeva.
Fundado em 19 de agosto de 1985, o CDP forma profissionais veterinários e realiza pesquisas, além de ofertar o atendimento clínico de animais de produção. A Feoc se mantém com recursos próprios.