Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar: Maria David de Azevedo Brandão

Nota de pesar: Maria David de Azevedo Brandão

.

A UFBA lamenta profundamente o falecimento, neste domingo (21), de Maria David de Azevedo Brandão, aos 92 anos. O sepultamento está marcado para segunda-feira (22), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

Nascida em 18 de maio de 1933, Maria Brandão era filha do renomado médico e antropólogo Thales Olímpio Góes de Azevedo e de Mariá David de Azevedo. Reconhecida por sua atuação acadêmica e intelectual, tornou-se referência entre as décadas de 1960 e 1990 ao produzir estudos fundamentais sobre planejamento, economia e questões sociais da Bahia, com foco em Salvador e no Recôncavo.

A UFBA atravessava a vida familiar de Maria de Azevedo Brandão. Além de seu pai, com uma rica trajetória profissional e acadêmica, dois de seus sete irmãos - Paulo Ormindo David de Azevedo e Firmo Augusto David de Azevedo - também foram professores da UFBA, ambos da Faculdade de Arquitetura. Já seu marido, Paulo Brandão, falecido em 2021, foi professor e diretor da Faculdade de Economia da UFBA. 

Autora de 12 livros e de inúmeros artigos publicados em jornais, revistas e coletâneas, também apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Entre suas publicações de destaque estão Perspectivas da América Latina (1989), Recôncavo da Bahia: sociedade e economia em transição (1998), Milton Santos e o Brasil: território, lugares e saber (2004) e Thales de Azevedo: Antologia (2013). Mais recentemente, a Edufba reuniu sua produção em coletâneas como Mundo e Lugar – A Urbanidade do Pensamento de Maria Brandão (2021), com organização editorial dos professores Ângela Franco e Paulo Fábio; e Cidade, Urbanidade, Baianidade e Outras Reflexões – Estudos de Maria Brandão (2023), sob coordenação da professora Inaiá Carvalho. 

Maria de Azevedo Brandão herdou do pai a intelectualidade e a preocupação com as questões sociais, mantendo sempre o forte compromisso com os mais vulneráveis. Seu legado segue como referência para arquitetos, sociólogos, antropólogos e pesquisadores de diferentes áreas.

A UFBA agradece pelas partilhas, formações e vivências com Maria Brandão, solidarizando-se com colegas, amigos e familiares da estimada professora, que deixa um importante legado intelectual e humano, a partir de seus três filhos – Marcos, André e Eduardo Azevedo Brandão – seus sete netos e irmãos.



Maria David de Azevedo Brandão (1933-2025)