Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA concentra esforços para participação no edital Capes Global.edu

UFBA concentra esforços para participação no edital Capes Global.edu

.

A partir da publicação do Edital nº 13/2025 Capes, que regerá a seleção do Programa Redes para Internacionalização Institucional, o CAPES Global.edu , a UFBA concentra esforços para participação na chamada, que busca fomentar a criação de redes de cooperação entre instituições nacionais com diferentes estágios de internacionalização.


Um encontro nesta quinta, 24 de julho, às 14 horas, no auditório do Instituto de Biologia, já está agendado para apresentar o programa à comunidade acadêmica.


E a convocatória é importante: é necessário que todos os grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e unidades de ensino fiquem informados e se unam. “Vamos definir suas etapas juntos com a Superintendência de Relações Internacionais (SRI) e mostrar o Plano de Internacionalização”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Ronaldo Lopes.


Na ocasião, será apresentado o Edital da Capes Global.edu e detalhes sobre as etapas do projeto a enfrentar. “Será um trabalho desafiador”, afirma Ronaldo Lopes, que se mostra entusiasmado com o projeto: “Vamos compartilhar nosso conhecimento de anos em pesquisa e ciência. Será histórico”.


As propostas devem ser submetidas até 30 de outubro, com execução a partir de junho de 2026. As redes terão vigência de cinco anos. O programa tem previsão de investimento anual de até R$ 350 milhões, totalizando R$ 1,4 bilhão. 

 

UFBA irá coordenar proposta de rede no Capes Global.edu

Com uma trajetória de sucesso – nos anos recentes, o Capes Print impulsionou internacionalização da UFBA, contemplando 62 programas de pós e alcançando 51 países - a UFBA busca coordenar uma rede, que é formada por mais três instituições: as universidades Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Federal da Grande Dourado (UFGD) e Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Juntas, irão desenvolver um plano estratégico para expandir suas ações, fortalecer a cooperação internacional e processo mútuo de ensino e aprendizagem na construção de redes.

O pró-reitor Ronaldo Lopes Oliveira avalia que o trabalho será desafiador para UFBA. “Vamos compartilhar nosso conhecimento de anos em pesquisa e ciências e nossa grande experiência em internacionalização”, revelou.