Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA homenageia Mahomed Bamba com título de Professor Emérito (post mortem)

UFBA homenageia Mahomed Bamba com título de Professor Emérito (post mortem)

.


A breve mas profícua passagem do professor Mahomed Bamba (1966-2015) pela Universidade Federal da Bahia (2009-2015) abriu caminhos e construiu pontes que o gabaritaram de se tornar, a partir de 17 de setembro de 2025, Professor Emérito post mortem da UFBA, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Reitoria, presidida pelo reitor Paulo Miguez.

Paulo Miguez afirmou que, embora a cerimônia fosse um momento de expressar saudade, aquela expressaria uma “saudade alegre”, pela certeza de continuidade da formação de conhecimentos dentro da UFBA “que nos aproximam do outro lado do Atlântico.” Miguez afirmou que o professor Mahomed soube honrar a Universidade.

Nascido na Costa do Marfim, Bamba atuou como docente na área de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Comunicação (Facom) de 2009 até o seu precoce falecimento em Salvador, aos 48 anos, no dia 16 de novembro de 2015. Sua trajetória acadêmica desde sua graduação em Letras e Literatura pela Université Nationale d´Abidjan, até a sua vinda para o Brasil, para o doutoramento em Comunicação pela Universidade de São Paulo, e posterior ingresso na docência, foi lembrada pela oradora oficial da cerimônia, a professora Regina Lucia Gomes Souza e Silva, da Facom.

Ela destacou que a honraria dada a um professor negro e africano traduz o compromisso da UFBA com os direitos humanos e com as políticas afirmativas, colocando o homenageado, simbolicamente, entre aqueles que ocupam importante espaço na comunidade acadêmica. “Na UFBA, Bamba reforçou seu pensamento de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse a oradora.

Já para o diretor da Faculdade de Comunicação, unidade da UFBA que propôs a concessão do título, o professor Leonardo Costa, “Bamba trouxe uma perspectiva pública e transformadora dos cinemas africanos, enriquecendo nossos debates acadêmicos e ampliando o horizonte de nossos estudantes e colegas”, afirmou o diretor”. 

Representando a família do homenageado, acompanhado por outros dois familiares presentes à cerimônia, Solange Dória de Santana e Shirley Souza, o professor visitante da UFBA Kabengele Munanga disse que o professor Bamba foi muito importante na criação do verdadeiro cinema africano, com o olhar do criador liberto e não mais com a visão do colonizado e/ou do colonizador e, na condição de “irmão mais velho”, desejou que, ‘se um outro mundo existe, de onde ninguém voltou para contar, que ele esteja vivendo bem para aonde iremos juntos. Alguns vão mais cedo, outros mais tarde. Ele se foi muito cedo”, lamentou.