
A UFBA sediou o Encontro Estadual do Plano Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE-BA), que reuniu nutrólogos nutricionistas, educadores e agentes públicos na Reitoria e no campus Ondina. Realizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição sediado na Escola de Nutrição (Enufba) de 20 a 22 de agosto, o encontro tematizou o PNAE no contexto da agricultura familiar, controle social e educação alimentar em uma programação de palestras, painéis, relatos de experiências e oficinas.
O momento de abertura contou com Martins Cerqueira, diretor do Instituto de Química, representando a administração da Universidade; Adenilda Deiró, diretora da Enufba, Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação Escolar da UFBA (Cecane/Enufba), além de profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conselho Regional de Nutrição da 5ª região e de secretarias de Estado.
Valterlinda Queiroz destacou que o CECANE-UFBA estabelece o diálogo com gestores, conselheiros e agricultores para ofertar assessoria, capacitação, produção de materiais e apoio técnico para o Pnae.
Para Lígia Amparo Santos (Enufba), que proferiu a palestra de abertura, educação e saúde precisam convergir. Para tanto, os profissionais de saúde precisam conhecer a pedagogia, assim como os profissionais formadores precisam conhecer sobre saúde e alimentação.
Integrante da Enufba, o Cecane é a entidade formadora dos atores envolvidos com o PNAE, a exemplo de merendeiras, conselheiros, nutricionistas e dirigentes. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriga outra unidade do Centro, que também apoia a execução do PNAE na Bahia.