
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi agraciada com quatro Menções Honrosas no Prêmio Capes de Teses 2025, que anualmente seleciona os melhores trabalhos de doutorado produzidos no meio acadêmico nacional. Foram 1.543 teses inscritas, entre as quais 49 saíram vencedoras, sendo uma por área de avaliação. A cerimônia de premiação deverá acontecer em Brasília, no final de ano, em data a ser marcada.
Duas das menções da UFBA têm origem na área de Artes: “Sons da pretitude: um estudo sobre as artes musicais negras de Salvador”, de Márcio André Pereira de Jesus, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS), cuja orientadora foi Ângela Elizabeth Luning; e “Dança no ensino integrado e a política educacional reformista: perspectivas de docentes de Arte/Dança de instituições federais”, de Roselia Lobato Silva, pelo Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANÇA). Sua orientadora foi Lúcia Helena Alfredi de Matos.
As outras duas vêm das áreas de Medicina II e Saúde coletiva: “Aspectos imunológicos clínicos e virais associados à imunopatogênese da artralgia persistente após infecção pelo vírus da Chikungunya”, de Leile Camila Jacob Nascimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PGPAT), cujo orientador foi Mitermayer Galvão dos Reis e coorientador Guilherme de Souza Ribeiro; e “Covid 19 na gestação: desfechos obstétricos e perinatais adversos em uma coorte de base populacional no Brasil”, de Rita de Cássia Oliveira de Carvalho-Sauer, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que teve como orientadora Maria da Conceição Nascimento Costa e coorientadora Enny Santos da Paixão.
De acordo com Dayana Bastos Costa, coordenadora de Ensino de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, o resultado do Prêmio orgulha a instituição. “As quatro teses selecionadas na categoria de menção honrosa destacam a qualidade da produção científica da nossa comunidade," afirma. Para ela, o Prêmio reconhece a originalidade dos cursos de doutorado da UFBA e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. “Parabenizamos todos os doutores e orientadores homenageados por seu empenho e dedicação com a pesquisa científica”, destaca a coordenadora.
Os trabalhos inscritos foram avaliados de acordo com Edital nº 6/2025, que regeu a seleção, assim como o da Dimensions Sciences, parceira da Coordenação na premiação, que também anunciou a vencedora de sua concorrência. Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$ 3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido.
No caso da Dimensions Sciences, são US$ 2 mil à pesquisadora com o melhor trabalho de conclusão de doutorado na área de Biotecnologia que tenha como tema inovação e empreendedorismo. É uma premiação exclusiva para cientistas mulheres.
O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil no ano anterior ao da cerimônia, nas áreas de avaliação definidas pela CAPES/MEC e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Três dos vencedores recebem, ainda, o Grande Prêmio CAPES de Tese, um para cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.